DIREÇÃO ESTRATÉGICA

Na determinação de fatores que compõem o direcionamento estratégico da organizção são estabelecidas as seguintes etapas para a sua formulalção:

  • Definição clara do negócio da organização, seus produtos, clientes, insumos e fornecedores. Focalização do negócio buscando o foco do foco (aprofundamento do foco para evitar a dispersão);
  • Análise da estrutura organizacional;
  • Determinação dos fundamentos da organização – Missão, Visão, Crenças e Valores;
  • Análise da conjuntura – Principais fatores do momento que impactam diretamente no negócio do ponto de vista econômico, político, tecnológico, legal, social, demográfico, ambiental, cultural e logística/infraestrutura;
  • Estabelecimento dos Cenários – Projeções sobre aquilo que no futuro poderia vir a ser para o negócio no curto, médio e longo prazos;
  • Análise dos concorrentes nas dimensões qualidade, preço, atendimento e marketing;
  • Matriz SWOT:
  • Olhando para o mercado - Para fora da organização,
    • Identificar ameaças e oportunidades,
  • Olhando para dentro da organização,
    • Identificar forças e fraquezas,
  • Políticas Gerais e específicas,
  • Objetivos (alvos) estratégicos, e
  • Metas/Projetos Estratégicos – Principais medidas para a sua implementação.

 

A organização deve determinar de modo apropriado ao seu nível, ações que permitam que a mesma cumpra com o fator direção estratégica.

 

A matriz SWOT (também é conhecida no Brasil como Matriz FOFA),  pemite identificar as forças (S, de stregths), fraquezas (W, de weakenesses), dos fatores internos, e oportunidades (O, de opportunities), ameaças (T, de threats) do macroambiente – fatores externos.

 

Ela é muito utilizada pelas organizações para o estabelecimento da direção estratégica. A Matriz SWOT (figura 01) é um instrumento que pertime identificar os fatores internos e externos que impactam no negócio da organização.

Seu principal objetivo é  auxiliar na determinação dos objetivos organizacionais e firmar diretrizes que façam com que o empreendimento alcance o desempenho esperado.


Figura 01: Matriz SWOT

 

Outra forma de estabelecer a formulação estratégica, é a partir da matriz SWOT aplicar as perspectivas do Balanced Scorecard – BSC.

 

O BSC pode ser utilizado para dar Direção Estratégia ao negócio.

Uma execução bem sucedida envolve três etapas:

Descrição da estratégia,

Mensuração da estratégia,

Gestão estratégica.

 

Perspectiva - APRENDIZADO E CRESCIMENTO

Identifica a infraestrutura que a organização deve construir para gerar crescimento e melhoria a longo prazo.

Esta perspectiva provêm de três fontes principais:

  • Pessoas,
  • Sistemas, e

 

Perspectiva – PROCESSOS

Identifica os processos internos críticos nos quais a organização deve alcançar a excelência, permitindo:

  • Oferecer propostas de valor para os clientes; e
  • Satisfação das perspectivas de retorno financeiro.

 

Perspectiva – CLIENTES

O sucesso com os clientes alvo, grupos de interesse, parceiros é o principal componente da melhoria do desempenho financeiro.

Mede o resultado  como satisfação, retenção, crescimento, o sucesso com os clientes.

Define-se a proposta de valor para segmentos de clientes.

É o alvo central da estratégia

 

Perspectiva – FINANÇAS

Indica o desempenho financeiro, é o critério definitivo do sucesso da organização.

 

O BSC tem como perspectivas para organizações que têm como foco a visão

 

 

O BSC tem como perspectivas para organizações que tem como foco a missão